terça-feira, 29 de março de 2011

A saga dos meus polegares opositores


As mulheres da minha família são bordadeiras, tricoteiras, cozinheiras, costureiras prendadíssimas, há umas três gerações. Eu sofri mutação genética. Tesoura escolar sem ponta é instrumento perfuro-cortante com potencial letal nas minhas mãos.

Na escola, fugia de trabalhos manuais. O terror era fazer maquetes. Um educador da Gestapo deve ter criado a prática para torturar alunos e desperdiçar recursos do planeta. E eu passava a semana inteira fazendo a maquete do prédio do colégio. O resultado era uma reprodução sem escala de uma escola bombardeada em Saravejo.

Minha mãe, artista e prendada, sempre me salvava. Talvez fosse vergonha do produto final do meu esforço craft. E eu entregava maquetes que poderiam ser expostas na Bienal de Arquitetura. Quando ela parou de fazer meus trabalhos manuais, os professores devem ter achado que sofri um derrame cerebral.

Atualmente, cozinho com a carteira do convênio médico à mão. No caso de amputação acidental, não sujo de sangue a bolsa, procurando o documento, na entrada do pronto socorro.

Com tanta habilidade, passei a considerar os designers de embalagem os sucessores dos educadores da Gestapo. Por que projetam frascos tão difíceis de abrir? Nem o velho e bom abridor de latas salva. Será um complô contra a mulherada que vive sozinha? Com a última embalagem, fiz praticamente um Kama Sutra de posições para tentar abrí-la. E ela reina absolutamente lacrada em cima da pia da cozinha à espera de uma solução.

Depois de superar a saga escolar de trabalhos manuais, tenho que ser cuidadosa, no supermercado, quanto às armadilhas das embalagens invioláveis. Além de passar fome com a comida inacessível, morro de desgoto ao pensar que se dependesse do meu polegar opositor, certamente a humanidade estaria nas cavernas. Ou melhor, estaria nas cavernas, procurando um disk pizza, amaldiçoando o maldito fogo que não consegue fazer batendo pedrinhas.

3 comentários:

  1. Quando nasci veio um anjo safado e disse: "Vai, Luciana, vai ser desastrada"...eu vim. Bjs

    PS. Menina, eu ri, ai ai.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Juju, eu sou igualzinha!!! Também sofri mutação genética, hahaha!!! E incapaz de desenhar uma linha reta com régua.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada e A Desprovida de Coordenação Motora

    ResponderExcluir
  3. Exstem embalagens por emais traiçoeiras.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir