quarta-feira, 14 de julho de 2010

O que vai crescer quando você for?


O que vai ser quando crescer? Em frente à folha de papel branco para a redação escolar, Nicolas viaja às aventuras infantis recentes. Uma epopéia com sua turma desastrada de amigos, iniciada quando ele desconfia que sua mãe está grávida, ou seja uma grande ameaça à sua soberania familiar. 

O Pequeno Nicolas (França, 2009) é um filme delicioso de Laurent Tirard. Nicolas teme que seus pais o abandonem na floresta, ao nascer o novo irmãozinho. E bola soluções mirabolantes para se mostrar imprescindível à família e  tentar eliminar o problema.

Da doçura e maldade das trapalhadas das crianças, transborda uma ingenuidade feliz. Deixa qualquer adulto a se perguntar: onde eu perdi a poção mágica? A fantasia que deixa tudo mais leve e divertido, que nos permite enxergar saídas impensáveis para resolver problemas reais e imaginários. E afinal, que eu saiba, o medo de ser abandonado na floresta persiste até lá pelos 197 anos de idade.

Nicolas, como eu, conclui que o melhor mesmo é só tentar fazer as pessoas felizes, quando crescer. Afinal, a gente nunca cresce o suficiente para ser alguma coisa definitiva. Ou a gente nunca é o bastante para crescer na mesma medida. Mesmo que ogros peludos, de olhos vermelhos, com duas carreiras de dentes, travestidos de gente tentem te largar no meio da floresta, ser feliz é o único meio de ser e crescer.

Nicolas, me passa um gole da sua porção de força de mentirinha! Estou pronta até para o piriri colateral.

2 comentários:

  1. Um brinde a porção mágica de nossa essência..
    Cafi

    ResponderExcluir
  2. À poção mágica que nos lembra como rir como criança!!

    ResponderExcluir