sexta-feira, 30 de julho de 2010

Para reconhecer um psicopata

Se você convive ou conviveu com psicopatas como eu, aprenda essas regrinhas para tornar sua vida menos perigosa. Psicopata não é apenas o serial killer ensangüentado. É todo ser humano sem sentimento de culpa e remorso e sem empatia pelo outro. São calculistas, mentirosos, egocêntricos, megalômanos, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis e só visam o interesse próprio.

Não se engane. De malucos, não têm nada. Eles não babam e nem rasgam dinheiro. Sabem que estão infringindo regras sociais, e que a vítima sofre. Não apresentam problemas cognitivos ou deficiência de raciocínio. A única deficiência é emocional. Não há afeto pelo outro.

Estão em todos os meios sociais, e são capazes de passar por cima de tudo para satisfazer seus interesses por poder, status e diversão. Geralmente, são charmosos, inteligentes, sedutores, bons amigos, bons amantes, bem-sucedidos e poderosos. Cometem pequenas ou grandes fraudes, traições e até crimes em todos os âmbitos da vida. Mas sempre cuidando para não resvalar na boa imagem. Deixam um rastro de destruição por onde passam.

Em alguns momentos, fazem cena do coitadinho perseguido. São excelentes atores, dirigidos pela maldade. E não mudam pois não conhecem constrangimento moral autêntico. A culpa é do outro, do mundo, da sociedade, dos fatos, de um espírito que baixou, um demônio, caboclo etc.

A psicopatia floresce como chuchu na nossa sociedade individualista. Somos treinados a sermos mais espertos que o outro e levar vantagem em tudo. Altruísmo é para babacas. E nos acostumamos com a estética da perversidade. Ser sacana é até glamuroso. O psicopata deita e rola.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa tem um trabalho interessante de desmistificação da figura do psicopata. Vale a pena conhecer. Não é fácil reconhecer, mas temos que nos esforçar para detectar essas pessoas. Economiza sofrimento nesses dias em que o outro tem cada vez menos valor. Difícil é manter o encanto reconhecendo tanto mal ao nosso redor. Tentemos.

Mais em http://www.medicinadocomportamento.com.br/.

3 comentários:

  1. Ju,Dra. Ana Beatriz é tudo!A conheci nas páginas amarelas da veja,falando sobre TDH,que é o transtorno do déficit de atenção.Li o livro dela que fala sobre e fui correr atrás de terapia!Estou de alta da terapia e vivendo bem melhor agora!!!!!!!Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Ju to passada entrei no site!
    Minha nossa senhora, pensei que pscicopata era outra coisa, um alerta pra gente, né?
    Beijos e que Deus nos proteja!!
    Laura

    ResponderExcluir
  3. Meninas, psiquiatria deve ter funções educativas, além de nos afogar em antidepressivos. O trabalho da Dra. Ana é assustador de tão útil. Ajuda a entender e aceitar o comportamento de um monte de gente.

    Boa semana!!

    ResponderExcluir