domingo, 30 de maio de 2010

Deixe estar

Soube que uma pessoa que trabalha comigo passa dificuldades, seus filhos estão na rua vendendo balas. O meu trabalho imediatamente encolheu. Que sistema de qualidade garante que seu colega não passe fome, ou que um marido não abandone uma mulher endividida com três adolescentes para criar?

Acho que tornei-me intolerante ao sofrimento alheio, depois que tive que tolerar o meu. Não me importam os motivos que levam as vidas a se entortarem. Adultos são apenas crianças tristes, forçados a entender que querer não é dar conta. Deixe estar, deve haver uma resposta.


6 comentários:

  1. Sabe Ju, hoje mais vivido e fora dessa holografia do mundo material, vejo que a crença na escassez ainda é dominante e incontornável para o homem. Nenhum sistema pode garantir-lhe isenção da dor a não ser ele mesmo, acreditando na sua capacidade de ser..
    Mas o mais lindo é o que resta, essa intolerância ao sofrimento alheio, esse amor ao próximo ferido que nos torna humano e divindade.
    Cafi
    "Eu escolho as coisas loucas desse mundo para confundir os sábios, escolho aqueles que não são para confundir os que são, escolho as coisas fracas deste mundo para aniquilar as fortes" (Deus).

    ResponderExcluir
  2. O que quer dizer com "crença na escassez"? O único caminho para cessar a dor está dentro de nós. Mas a dor da fome só cessa com comida mesmo. Intolerar o sofrimento alheio é me uma forma de auto defesa. Sou muito mimada, e há momentos que me revolto, me desespero. Vou treinando a minha paciência e tentando calar tantas perguntas. Falho muito ainda.

    ResponderExcluir
  3. Juju, crença na escassez se diz, quando a falta está impregnada em nós, quando a vivência da necessidade se torna o cotidiano, deixando-nos alheios aos nossos sonhos e assim longe do mais que nos traria abundância.
    Claro que a fome é negra, sendo uma condição que precisa ser sanada, assim como a doença quando atinge o físico, mas se alimentarmos o corpo e esquecermos da alma pobre dos sonhos,nada adiantou..
    Se ainda não assistiu, assista "A procura da felicidade", fala um pouco disso e ajuda a desvencilhar-se de si também!
    http://www.youtube.com/watch?v=2tYV9iYr-DM
    A vida pode ser extraordinária!
    Cafi

    ResponderExcluir
  4. Eu vivo a crença da escassez? Venho tentando alimentar o espírito, mas ele está faminto. Adoro esse filme!

    ResponderExcluir
  5. Juju querida, talvez não na escassez, mas que outra crença a deixa faminta?
    Pense eu espero..
    Cafi

    ResponderExcluir
  6. Penso, mas não sei o que sacia a minha fome. Mas hoje prefiro a fome a um espírito comodamente saciado.

    ResponderExcluir