sábado, 6 de dezembro de 2014

Carta para a mãe da gente que fica doente

Mãe,

Enquanto a gente raspava os seus cabelos, lembrei daqueles dias, em que sentada na tampa fechada da privada, aguardava impacientemente você me aprontar para mais uma festinha da escola. Eu  ficava meio japonesa de tão puxados os cabelos num coque perfeitamente centralizado, que você ficava horas aplainando. E depois a maquiagem. Quando vejo as fotos da época, sempre me acho a cara do Ney Matogrosso, no Secos e Molhados. Não podia ser melhor.

Era um tempo muito bom. Com meu capacete de aço de laquê, era como se a vida tivesse a garantia que nenhum fio sairia do lugar. E se dependesse da sua base de gel Bozzano (nunca vou esquecer aquele cheiro) e dos jatos poderosos de laquê, nada nunca daria errado mesmo. Mas a vida não é a festa de final do ano do ballet da tia Paula Castro.

Um dia vem a perda, a mudança, nos outros vem a morte, e agora veio a sua doença. Te tirou os cabelos, mas não tirou a beleza, te tirou um pedaço, mas te deixou ainda mais inteira. Confesso que me tirou os papéis, eu sempre fui cuidada, e hoje, percebo que não sei como cuidar de você. E nem de mim, sem você. Eu tento apenas ser menos atrapalhada e te dizer as melhores coisas.

Hoje, só quero dizer que tudo vai dar certo. Logo, iremos rir de tudo isso. Será uma história de vitória contra um câncer. De um grande susto, de mais uma mudança repentina. Será mais uma das nossas histórias, em que, no final, todos acabam transformados, mas bem.

Estou aprendendo finalmente a lidar com a vida, e não mais brigar com ela. Tive muito medo de te perder e agora só posso agradecer que você vai ficar curada. Dessa forma, estou aprendendo a ser mais paciente, ser feliz. E finalmente, estou tentando ser resiliente, como os seus coques que, por mais que eu virasse de ponta-cabeça, sempre voltavam para o lugar, acredito que tudo vai ser como sempre foi: juntas, saudáveis e felizes.

Beijo,
Juju Balangandan

6 comentários:

  1. Muitos coraçõezinhos pra vc, querida!

    Estou aqui tb certa de que vai dar tudo certo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Não me fala isso Ju!
    O que acontece com esse mundo?
    Mas olha, registra ai. Sua mãe ficará bem.
    E vc não desanima, só posso dizer força Juju. Tamojunto. Vibro daqui por ti e por sua mãe.
    E a propósito, eu li muito a respeito de cura espontânea em épocas do difíceis e sei que, amor amealhado transmuta DNA, então muito amor pra ti e pra ela.
    Bj
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que acontece nesse mundão, no meu mundinho, todo dia um novo perrengue para ensinar alguma coisa. Vamos tentando, seguir firmes e fortes como geléia. Nem peço pela cura espontânea, só a cura já está bom. Manda notícias daí, poxa! Valeu pela força.
      Bj

      Excluir