domingo, 18 de julho de 2010

Para quem quer ser Burle Max

Imagem HB Brindes

Somos jardineiros de nosso mundo interior. Seres humanos possuem a boa fortuna de poder selecionar sementes de seu jardim e preparar o terreno de seu plantio.

Cientistas e jardineiros concordam que todos os fenômenos no universo são baseados em causa e efeito. Plantar é criar causas. Nem sempre a colheita é imediata. Os resultados podem aparecer em outras vidas, já que o jardineiro pode bater as botas a qualquer tempo. Mas nossa vida atual só é significativa quando a semeadura é concenciosa.

Ações virtuosas são sementes que florescem em felicidade. Pensamentos e ações impróprias são ervas daninhas, que estiolam a alegria de quem as semeou. Se o terreno é árido, obstruído por entulhos mentais, é preciso purificar. Abrir o jogo e confessar seus erros ao longo de todos os tempos. Arrancar as tiriricas pela raiz.

Depois da limpeza, arar a terra com poderes da confiança em seres sagrados, do arrependimento, das forças oponentes e da promessa de não repetir ações não virtuosas. Resta  nutrir a terra, acumulando méritos e dedicando tais méritos à felicidade de todos. Daí toda paz interior floresce e o resultado é fonte inesgotável de alegria.

Que jardineiro você que ser?

Este é um resumo sentimental das aulas do Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores, que aconteceram no Centro Budista Mahabodi. Dedico esse pequeno relato (nada original, são palavras de professores e principalmente de Buda) à alegria de todos. Agradeço a todos que deixarem seus jardins mais coloridos.

5 comentários:

  1. Opa Jujuba. abandonei o jardim, sempre pisaram nas flores to mais pra carpiteiro fabrico adereços pra os que precisam limpar o jardim.
    Cade barbie minha frô desapareceu??tomou doril
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei interessada nos tais adereços que exterminam pragas, como funcionam? Que medo!

    Não plante mais flores, plante roseiras bem espinhudas, espada de são jorge, cactos. Tenho certeza que o jardim vai ficar lindo, e quero ver neguinho pisar. Hohoho

    ResponderExcluir
  3. Ueba!!!!! alguém interesado nos meus apetrechos.
    Nada químico que sou contra entorpecentes. hehehe fabrico enchada de amor e carinho,foices de arrepios,pá de diversão,aparador de chororo e uma boa mangueira lógico.
    E ai?

    ResponderExcluir
  4. Parecem muito poéticos os seus apetrechos. Eu já tinha idéias mais destruidoras, para variar.

    Sempre achei produtos desse tipo deviam vender na farmácia. A gente compra e usa o quanto quiser,tomando o cuidado de ler bula.

    ResponderExcluir
  5. Pô Juju ta querendo se matar e não limpar o jardim. Falei que sou um cara romantico efeito volta barbie my inspiration kkkk
    Baccio

    ResponderExcluir